segunda-feira, 15 de junho de 2015
Os números e os elementos
O elemento de cada número revela muito da personalidade do mesmo. Assim como o número 1 é ligado ao fogo, o número 2 é ligado à água, o 3 é ligado ao ar e o 4, ligado à terra; da mesma forma, o número 5 é o segundo número de fogo, o número 6 é ligado à água, o 7 ao ar e o número 8 à terra; e de novo o número 9 vincula-se ao fogo... Procure meditar sobre estas conexões, e muitas percepções profundas sobre o significado e a personalidade dos números certamente nascerão.
M atemática é vida.
A vida é unica.
T enha coragem e tente resolver alguns problemas da vida.
E sta é a sua chance de aprender.
M atemática não é um bicho de sete cabeças.
A coisa mais fácil para aprender matemática é se sentar, ler, compreender e exercitar.
T entar resolver problemas difíceis é uma boa alternativa.
I maginar problemas é bom.
C ompreendê-los é muito bom para uma coisa: Aprender.
A arte principal da vida é a MATEMÁTICA.
A vida é unica.
T enha coragem e tente resolver alguns problemas da vida.
E sta é a sua chance de aprender.
M atemática não é um bicho de sete cabeças.
A coisa mais fácil para aprender matemática é se sentar, ler, compreender e exercitar.
T entar resolver problemas difíceis é uma boa alternativa.
I maginar problemas é bom.
C ompreendê-los é muito bom para uma coisa: Aprender.
A arte principal da vida é a MATEMÁTICA.
(Beatriz da Silva Carneiro )
Um curioso desafio apresentou, em São José dos Pinhais, a milenar prática do soroban – uma técnica chinesa, popularizada no Japão, que desenvolve raciocínio lógico, memória, concentração e aumenta a capacidade para cálculos mentais. Estudantes do método competiram contra pessoas que usavam calculadoras e o resultado foi uma vitória incontestável dos sorobanistas nos quesitos agilidade e exatidão nas respostas.
Pouco difundido no Brasil, soroban é o instrumento que dá nome à técnica. Trata-se de uma armação de madeira, com peças móveis e marcações que representam unidades numéricas – parecido com um ábaco. Segundo a professora Yoneko Mizuma, que há mais de 30 anos ensina a técnica no país, em pouco tempo os alunos memorizam o posicionamento das peças – essencial para a resolução dos cálculos – e passam a resolver de cabeça operações com grandes números.
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